quinta-feira, 29 de março de 2007

Sites 'pega-trouxa' têm meio bilhão de cliques
Número levantado por empresa de segurança refere-se ao período de um mês. Menos de 1% dos sites “.br” são perigosos; naEm um mês, internautas do mundo inteiro clicam, em média, 550 milhões de vezes em sites considerados arriscados para sua segurança. A estimativa é da empresa McAfee, responsável pela ferramenta SiteAdvisor -- esse programa classifica as páginas visitadas nas cores verde, amarela e vermelha, dependendo dos riscos que oferecem.

Os sites maliciosos tentam atrair a atenção dos usuários para, durante a navegação, instalar pragas virtuais nos computadores -- entre elas, estão programas que exploram vulnerabilidades da máquina, códigos espiões, vírus e adware (software para divulgação de propaganda), por exemplo.
De acordo com o estudo, que analisou os 265 domínios mais populares da internet, há uma “diferença surpreendente” na segurança oferecida por páginas com extensões distintas. No total, 4,1% delas são classificadas como amarelas (alerta) ou vermelhas (perigo), sendo que os endereços de serviços finalizados em “.info” são os mais arriscados (7,5% do deles). Os mais seguros, por outro lado, são aqueles com extensão “.gov” (0%), “.edu” (0,3%) e “.org” (1,8%). Essa mesma diferença é retratada quando analisados os países. Tokelau, na Oceania, tem o maior número de páginas arriscadas (10,1% dos domínios “.tk”), seguido por Somoa (5,8% dos endereços “.ws”), Romênia (5,6% dos domínios “.ro”) e Rússia (4,5% dos “.ru”). Os endereços mais seguros são os da Finlândia (0,1% de páginas perigosas), Irlanda (0,1%), Noruega (0,2%), Islândia (0,2%), Suécia (0,2%) e Austrália (0,2%). Nas Américas, o Brasil apresenta risco médio, já que 0,9% dos sites com domínio “.br” são considerados maliciosos. A Colômbia aparece no topo da lista da segurança, com 0,3%, enquanto os EUA ficam do lado oposto: 2,1% dos sites norte-americanos são considerados perigosos. Com freqüência, os sites maliciosos são utilizados roubar dados financeiros das vítimas. Em uma técnica conhecida como phishing scam, pessoas mal-intencionadas enviam e-mails pedindo aos internautas que baixem arquivos ou visitem essas páginas criadas pelos próprios piratas. Quando seguem as instruções, as vítimas instalam involuntariamente em seus computadores pragas que podem senhas bancárias Rússia, taxa chega a 4,5%.

Nenhum comentário: